Balde de água fria em Alvalade

O minuto 93 não vai ser esquecido tão facilmente em Alvalade. O Sporting vencia o dérbi frente ao Benfica por 1-0 a um minuto do apito final, quando Jardel empatou a partida e despejou um balde de água fria sobre a equipa leonina.

Balde de água fria em Alvalade

Um empate com sabor a vitória para os 'encarnados', que conservaram os sete pontos de avanço sobre os rivais leoninos. Já o FC Porto também beneficiou do resultado e recuperou dois pontos aos rivais e ficou a quatro pontos da liderança.


Recorde as incidências do dérbi:

94' – Apito final.

93'GOLO DO BENFICA: Jardel empata o dérbi ao cair do pano.

90' – Vão-se jogar mais quatro minutos de compensação.

87' GOLO DO SPORTING: Jefferson aproveitou uma desatenção da defesa do Benfica e inaugurou o marcador.

82' –  Cartão amarelo para Samaris por falta sobre Mané.

82' – O jogo começa a ficar partido, com situações de perigo para os dois lados.

79' – O primeiro canto do jogo para o Benfica. É Talisca a marcar.

78' – Cruzamento mal medido de Jona, sem perigo para Patrício.

75' – O Sporting continua a carregar sobre o Benfica. Montero voltou a testar a atenção de Artur com uma remate potente.

71' – Grande defesa de Artur: Cruzamento de Nani na esquerda e Carrillo cabeceia em posição frontal para um voo espectacular do guardião brasileiro. Canto para os 'leões'.

70' – Artur cai mal e pede assistência médica.

68' – André Almeida derruba João Mário junto ao banco dos 'leões' e vê o cartão amarelo.

66' – Agora foi a vez de Jonas testar a pontaria, mas muito por cima da baliza do Sporting.

65' – Mais um remate de Salvio, muito apagado, e mais uma vez para as bancadas.

61' – Cédric foi pedir satisfações ao fiscal de linha e viu o cartão amarelo.

60 ' – Cartão amarelo para Eliseu por parar em falta um contra-ataque leonino.

57' – Sinal de perigo do Benfica: Assistência de André Almeida para a área do Sporting, Jonas assiste Lima que, na cara de Patrício, viu Paulo Oliveira tirar-lhe o golo dos pés.

54' – João mário derrubado por Maxi Pereira (cartão amarelo) em cima da linha da grande área 'encarnada'. Livre perigoso dos 'leões', mas o remate de Nani perdeu-se na barreira dos homens de Jorge Jesus.

51' – Cruzamento tenso de Cédric na direita e Artur, uma vez mais, tirou o golo da cabeça de João Mário. Grande exibição, até ao momento, do guarda-redes do Benfica.

50' – Fora de jogo assinalado a Adrien na frente de ataque dos 'leões'.

48' –  Canto rápido para o Sporting, Nani coloca em Jefferson, o lateral esquerdo coloca a bola na área mas Artur estava atento.

45' – Começa o segundo tempo. Rola a bola para o Benfica.

45' – Intervalo no dérbi – Muita intensidade, muito contacto, muita disputa de bola a meio campo, mas ainda sem qualquer oportunidade flagrante de golo. Ainda assim, sinal mais para o Sporting no primeiro tempo. As estatísticas não deixam dúvidas: Ataques: Sporting 21-14 Benfica; Remates: Sporting 4-1 Benfica; As duas equipas recolhem aos balneários. 

44' – Canto batido na direita pelos 'leões' e Luisão, com um corte traiçoeiro, quase coloca a bola dentro da própria baliza.

42' – Jonas tentou uma combinação com Lima mas a bola perdeu-se nas mãos de Patrício. A defesa do Sporting tem-se mostrado muito segura.

38' – O Sporting tem estado a pressionar muito alto no terreno e o Benfica tem sentido dificuldade em desenrolar o seu jogo. 

35' – Maxi facilitou frente a Nani e o Sporting criou mais uma jogada perigosa dentro da área defensiva dos 'encarnados'. Valeu a intervenção de André Almeida.

31' – Disparo fortíssimo de Nani que Maxi Pereira desviou para canto com a cara.

28' – Mais um lance de perigo para a equipa de Marco Silva. Valeu a antecipação de Artur ao cruzamento de Nani.

26' – Jardel queixa-se do pulso e pede assistência médica.

22' – Desta vez foi Jonas a tentar a sua sorte, de fora da área, mas a bola só parou nas bancadas.

20' – Remate cruzado de Montero, para as luvas de Artur.

18' – Canto do Sporting, Artur fica entre os postes e é Jardel a aliviar o perigo.

15' – Após um choque, Jonas tem de receber assistência médica.

12' – Ola John tenta criar perigo pelo corredor esquerdo mas o cruzamento sai muito por cima da baliza do Sporting.

8' – Remate de Salvio, fraco, para as mãos de Rui Patrício.

5' – Jogo intenso, bem disputado, clima de dérbi dentro e fora do relvado, mas ainda sem oportunidades de golo.

2' – Primeiro lance de perigo, para os 'leões'. Passe em profundidade de Jefferson na lateral esquerda, João Mário cruza com perigo para a área do Benfica, mas Jardel corta a bola.

0' – Apito inicial em Alvalade. Rola a bola para o Sporting.

 


– Onze titular do Sporting: Rui Patrício; Cédric, Tobias Figueiredo, Paulo Oliveira e Jefferson; William Carvalho, Adrien e João Mário; Carrillo, Nani e Montero.

– Onze titular do Benfica: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu; André Almeida, Samaris, Salvio e Ola John; Jonas e Lima.


– O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, apelou este domingo nas redes sociais ao apoio dos adeptos leoninos no dérbi desta noite frente ao Benfica, em Alvalade, onde garantiu que a equipa de Marco Silva tudo fará "para conseguir a vitória".


– Um triunfo em território leonino pode empurrar ainda mais o Benfica na corrida pelo título, mas a conclusão mais aguardada do dérbi é outra: a luta será a dois ou a três? Se foram os 'leões' a sorrir no final do duelo, Manuel Fernandes e António Simões incluem o Sporting na corrida pelo título.


– O Sporting não vence o Benfica para o campeonato desde 9 de Abril de 2012, quando um golo solitário do holandês Ricky van Wolfswinkel, na conversão de uma grande penalidade, ditou o resultado final. Desde então jogaram-se cinco dérbis na Liga, com três triunfos dos ‘encarnados’ e dois empates.


hugo.alegre@sol.pt