Terroristas galegos querem instalar-se em Portugal

O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Diaz, disse hoje, em Lisboa, que o grupo terrorista resistência galela pretende instalar uma base logística no norte do país, considerando “imprescindível” a colaboração com Portugal.

Terroristas galegos querem instalar-se em Portugal

As declarações do ministro espanhol foram feitas aos jornalistas após um encontro com a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, em que foram analisados a prevenção e o combate ao terrorismo, imigração ilegal, criminalidade organizada e tráfico de seres humanos.

Jorge Fernández Diaz adiantou que o grupo terrorista resistência galela, "uma organização muito pequena" e "não comparável à ETA", pretende "ter no norte de Portugal algum tipo de base logística".

Para controlar esta organização terrorista, que tem como objectivo conseguir uma Galiza independente, Espanha conta com a "imprescindível colaboração" portuguesa, adiantou o ministro.

Jorge Fernández Diaz disse também que Portugal e Espanha têm a mesma visão perante a actual ameaça terrorista, sendo, por isso, necessário adoptar medidas em conjunto.

Nesse sentido, destacou a troca de informação existente entre os serviços de informação e secretos dos dois países, sublinhando que tal só existe por que há "confiança mútua".

Por sua vez, a ministra portuguesa afirmou que "foi uma reunião muito produtiva, num ambiente de confiança mútua, que é base imprescindível para a cooperação eficiente e eficaz".  

"Reafirmamos os resultados positivos ao nível de troca de informações e ao nível da cooperação operacional", disse Anabela Rodrigues.

Lusa/SOL