Bolsas e estágios disponíveis para jovens luso-americanos

O Conselho Luso-Americano para Liderança nos Estados Unidos (PALCUS) está a aceitar, até final de Julho, candidaturas para um programa de estágios e outro de bolsas de estudo nos Estados Unidos.  

"Usando as suas ligações com o Estado, a sociedade civil e líderes empresariais, a PALCUS ajuda estes estudantes a encontrar estágios que lhes dão a experiência necessária para ter sucesso", lê-se no site da organização. 

O programa de estágios existe desde 1994 e já ajudou a colocar 140 jovens em posições no Senado, na Câmara dos Representantes, na embaixada dos EUA em Lisboa, em diversos consulados portugueses e em empresas do índice Fortune 500.

Em anos anteriores, os estagiários trabalharam, por exemplo, com os congressistas Devin Nunes, Patrick Kennedy e Barney Frank.

"Este programa oferece a alunos de licenciatura e pós-licenciatura a oportunidade de obter um experiência de trabalho de valor incalculável", afirma ainda a PALCUS, que garante aos bolseiros uma verba que cobre as despesas de alimentação e transporte e, em alguns casos, viagens e estadia. 

A PALCUS atribui também todos os anos bolsas de 1.000 dólares a jovens luso-americanos que frequentem universidades americanas.

A organização diz que o programa é uma "iniciativa a nível nacional, baseada no mérito que apoia estudantes excepcionais de origem portuguesa a cumprir os seus objectivos educacionais".

A entrega das bolsas é feita durante a gala anual da PALCUS, no outono, e é possível graças ao apoio do fundo da família Graciette M. Simão Rosa e da empresa Merrill-Lynch.

Entretanto, a organização estabeleceu uma parceria com a empresa MultiWay, que ajuda estudantes a cumprir o objectivo de estudar fora do país em todo o mundo. 

"Através desta parceria, podemos oferecer a alunos luso-americanos do ensino secundário e universitário a possibilidade de passar um ano em Portugal a estudar e viver com uma família de acolhimento, bem como dar a estudantes de Portugal a oportunidade de viver nos EUA", explica-se no site da PALCUS.

Fundada em 1991 na capital norte-americana, a PALCUS intervém junto dos órgãos do poder americano em assuntos de interesse para as comunidades luso-americanas.

Lusa/SOL