REN paga contribuição extraordinária mas põe Estado em tribunal

A REN – Redes Energéticas Nacionais anunciou hoje que,  depois de ter sido notificada da liquidação da contribuição extraordinária sobre o sector energético referente a 2014, já procedeu ao pagamento “no prazo estabelecido”. Contudo, adianta que vai contestar em tribunal esta medida do Governo.

REN paga contribuição extraordinária mas põe Estado em tribunal

Em Novembro do ano passado, a REN e a Galp deixaram passar o prazo limite para pagar a contribuição extraordinária sobre o sector energética. As empresas foram depois alvo de acções de inspecção das Finanças e notificadas para a liquidação do imposto.

A REN, que ficou de pagar 25 milhões de euros, diz agora que as sociedades do grupo notificadas para fazer o pagamento já procederam à sua liquidação. “A REN cumpre integralmente as suas responsabilidades enquanto contribuinte, com toda a transparência, como sempre tem pautado a sua  actuação”, diz a empresa, em comunicado enviado à CMVM.

A empresa informa, contudo, que irá contestar a contribuição extraordinária com base em pareceres que apontam para “fundadas dúvidas sobre a licitude daquela contribuição”.

joao.madeira@sol.pt