Trabalhadores da PT vão reunir-se com a Autoridade da Concorrência

O Sindicato de Trabalhadores da PT (STPT) reúne-se na quinta-feira com a Autoridade da Concorrência, tendo como preocupação “saber quais as soluções que poderão ser encontradas para acautelar a concorrência”, perante a compra da PT Portugal pela Altice.

Os trabalhadores da PT, que também pediram reunião à ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), querem saber, segundo um comunicado divulgado hoje, "as possíveis condicionantes" do negócio e perceber "se esta situação não levará a AdC [Autoridade da Concorrência] a colocar constrangimentos ao negócio que possam prejudicar o crescimento e desenvolvimento da própria PT Portugal no nosso país, como líder e como maior operador nacional que actualmente é em vários segmentos do negócio no mercado das telecomunicações electrónicas em Portugal".

O sindicato recorda que a compra da PT Portugal pela francesa Altice terá ainda de ser aprovada pelas autoridades regulatórias, como a AdC e a ANACOM.

A Altice detém em Portugal a Oni e a Cabovisão que, juntando com a PT Portugal, o maior operador nacional, irá reforçar a posição dominante em vários segmentos do negócio, como a voz fixa, a banda larga interactiva e o serviço TV por subscrição, refere o sindicato.

No dia 22 de Janeiro, os accionistas da PT SGPS deram luz verde à venda da PT Portugal à Altice, com 97,81% de votos favoráveis.

Mais de quatro horas depois do início da reunião magna, os accionistas aprovaram a venda da PT Portugal, detida pela brasileira Oi desde o aumento de capital em maio, aos franceses da Altice, depois de meses de peripécias em torno do negócio.

A Altice propõe a compra da PT Portugal por 7,4 mil milhões de euros.

Lusa/SOL