Ferozmente Belo

O sonho de muitos automobilistas é juntar dois atributos num carro. Se conseguir uma estética apelativa que ‘esconda’ um grande motor, ficará a dois passos daquele modelo que sempre desejou. Pois bem, parece-nos que esta fantasia não está tão longe de se tornar realidade. Ao olhar para o Jaguar F-Type R Coupé ficamos como que…

A estética parece ter sido tirada do clássico E-Type, que a Jaguar britânica fabricou entre 1961 e 1975 e que tanto furor fez por essas estradas fora. O dinâmico design que então encantava, chegou até aos nossos dias e prende a atenção de quem vê passar o F-Type R. Mas se por alguma razão estivermos distraídos, de imediato o cantar grave do motor V8 nos acorda para a realidade. E se mesmo assim o quisermos ignorar, resta então ao condutor uma última saída, mas bem mais ruidosa: basta carregar num botão para abrir as válvulas do escape e entrarmos em êxtase.

Claro que fazer barulho ou dar nas vistas não é o objectivo do Jaguar F-Type R. Este carro deve ser conduzido para nos dar total prazer. Libertar 550 cv não é brincadeira, mas dentro do habitáculo, e com uma excelente posição de condução, é uma tentação. As várias configurações dinâmicas ajudam-nos, entre outras coisas, a não sermos surpreendidos pela tracção traseira em curvas mais ou menos ousadas e este é outro grande trunfo do F-Type R; a sua grande estabilidade mesmo quando se 'liberta' um pouco mais o V8 sobrealimentado. Depois de termos escolhido as afinações de suspensão, motor e direcção à nossa medida, estamos preparados para galgar quilómetros.

Mas se as estradas (boas) são o palco preferido desta estrela, o Jaguar F-Type R também nos surpreende em condução urbana, evidenciando um comportamento bem mais 'ajui-zado'.

Uma palavra ainda para a caixa automática de 8 velocidades (com patilhas ao volante) que se mostra à altura das necessárias passagens rápidas.

Enfim, uma grande máquina que nos proporciona prazer e, com algum sentido de responsabilidade, nos empresta a adrenalina que tantas vezes procuramos.

JAGUAR F- TYPE R COUPÉ

Motor Gasolina: 8 cilindros em V       

Cilindrada (c.c.): 5000

Potência combinada (cv/rpm): 550/6500          

Transmissão traseira, caixa automática de 8 veloc.

Compr./Larg./Altura (mm): 4470/1923/1308   

Peso (kg): 1650       

Velocidade máxima (km/h): 300    

Aceleração (0 a 100 km/h): 4,2

Consumo misto (litros/100 km): 11,1

Emissões CO2 (g/km): 259