Acidente com navio da Petrobras faz três mortos

Seis pessoas estão desaparecidas após uma explosão num navio-plataforma da Petrobras na cidade de Aracruz, no sudeste brasileiro, que matou três pessoas e feriu outras dez, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. 

A explosão ocorreu na casa de bombas às 12:50 horas (16:50 horas em Lisboa), ainda de acordo com informações da agência, e não houve derramamento de óleo. O fogo já foi apagado e a plataforma está estabilizada. 

Trinta e três pessoas foram retiradas do navio-plataforma em helicópteros e em barcos. Outras 31 permanecem a bordo, indicou a agência.

O navio-plataforma FPSO Cidade São Mateus, da empresa norueguesa BW Off Shore e que prestava serviço para a Petrobras, realizava extracção de petróleo e gás no litoral do estado do Espírito Santo, a 40 quilómetros da costa. 

A plataforma atende aos campos de Camarupim e Camarupim Norte e produzia 2,250. A plataforma produz 2,250 milhões de metros cúbicos de gás/por dia e 350 metros cúbicos de óleo/por dia.

A Agência Nacional do Petróleo informou que alocar ainda hoje duas equipes para acompanhar a investigação do acidente. 

Os feridos foram enviados de helicóptero para o aeroporto de Vitória, capital do Espírito Santo, e voos no local foram suspendidos para atender aos feridos, segundo a agência de notícias France Presse. As vítimas sofreram queimaduras. 

A Petrobras lamentou o acidente, afirmou que a BW está a prestar assistência aos funcionários e familiares e realçou que a explosão foi controlada com o accionamento do Plano de Emergência. As operações da plataforma foram interrompidas.

A empresa informou também que notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustiveis (ANP). 

O campo de Camarupim é operado pela Petrobras e o de Camarupim Norte, em parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).

Lusa/SOL

Notícia actualizada às 20h40