Incêndio na ala psiquiátrica do hospital de Valongo

O vogal executivo do Hospital de Valongo revelou que vai ordenar a abertura de um inquérito interno para averiguar eventuais falhas de segurança na origem do incêndio que hoje obrigou a retirar do edifício 53 doentes daquela unidade.

Em declarações aos jornalistas, João Oliveira explicou que o fogo, de "origem desconhecida", começou "num quarto de isolamento da ala de psiquiatria revestido a espuma" e acrescentou que o fumo obrigou a evacuar todos dos doentes do hospital, apesar de não haver registo de feridos ou de intoxicados.

De acordo com o responsável, os 15 pacientes da ala de psiquiatria, que ocupa o terceiro piso do hospital, foram todos transferidos para o Hospital de S. João, ao passo que os restantes 38 doentes vão, nas próximas horas, ser distribuídos entre o S. João e o hospital de Valongo.

Em causa estão 53 doentes de vários departamentos: para além dos 15 da unidade de psiquiatria, foram retirados do edifício 22 pacientes da área de Medicina Interna (situada no quarto piso do hospital), 13 de Medicina Física e de Reabilitação e três da Unidade Prolongada.

O incêndio começou na ala de psiquiatria pelas 13:44, sendo extinto perto das 15:00, segundo informações do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Fonte do Centro Hospital de S. João afirmou, pouco depois, que o fogo teve origem "num isolamento da psiquiatria" do hospital de Valongo, cerca das 13:30.

"Todos os doentes foram retirados. O serviço foi encerrado e não há danos pessoais a registar", afirmou.

No local estiveram oito viaturas de bombeiros apoiadas por 22 homens, indicou a fonte do CDOS.

Lusa/SOL