Sociedade

Canil do Porto vai ser 'reconvertido'

A Assembleia Municipal do Porto aprovou quinta-feira à noite uma recomendação do Bloco de Esquerda (BE) preconizando a "reconversão das actuais instalações" do canil camarário, dotando-o com "pessoal especializado".

A iniciativa bloquista teve como pretexto próximo a realização de uma concentração popular a 17 de Janeiro frente ao canil municipal, que procurou alertar a opinião pública para as "condições deploráveis em que se encontram os animais recolhidos naquele serviço camarário".

"Passados mais de 15 meses das eleições (autárquicas), mantém-se a degradação das instalações, a carência de pessoal especializado e um número de abates superior a dois cães e um gato por dia", referiu o BE.

A proposta, viabilizada com 37 votos favoráveis e seis abstenções, recomenda ainda ao executivo que "promova as adopções em detrimento dos abates, reduzindo assim o número de animais abatidos".

No período reservado ao público, uma activista dos direitos dos animais, Bebiana da Cunha, defendeu ser "um imperativo a construção de um centro de bem-estar animal" no Porto.

Lusa/SOL