Uma simples razão para continuar a ouvir rádio

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Rádio e, por isso mesmo, damos-lhe algumas razões para continuar a usar este meio.

Um artigo de 2011 do Daily Mail cita um estudo dos Media And The Mood Of The Nation que mostra que as pessoas que vêm regularmente televisão, usam o computador e ouvem rádio são mais felizes do que aquelas que evitam estes aparelhos.

No entanto, o mesmo estudo afirma que, entre estas opções, a que deixa as pessoas mais felizes e bem-dispostas é ouvir rádio. As pessoas que recorrem a este aparelho têm um aumento de 100% nos níveis de felicidade e de 300% no que diz respeito à energia, quando comparadas com aquelas que evitam os meios acima referidos, explica o site britânico.

“[A rádio] ajuda as pessoas a sentirem-se melhores durante o seu dia-a-dia. Em vez dos altos e baixos que as pessoas sentem ao ver televisão ou ao usar a internet, a rádio proporciona um ambiente consistente e que se ‘molda’ às necessidades do ouvinte em qualquer altura do dia”, lê-se no relatório.

O estudo foi feito com base na análise das respostas de 1000 pessoas. Os voluntários tiveram de explicar quais destes meios usavam e dar uma nota (numa escala de -5 a 5) quanto à forma como estes influenciavam o seu humor durante o dia.

Aqueles que passavam um dia inteiro sem utilizar qualquer uma destas tecnologias tiveram uma média de 0.5 na escala referente à energia e 1.3 em relação ao espectro da felicidade. Os que viam mais televisão pontuaram 2.1 na felicidade e 1.4 na energia.  Já os que ouviam mais rádio alcançaram os 2.6 na escala de felicidade e 2.1 na escala de energia.