PSD e CDS em ‘conversações muito adiantadas’ sobre enriquecimento injustificado

O líder parlamentar do PSD disse hoje estar “em conversações muito adiantadas” com o CDS para apresentar uma proposta de criminalização do enriquecimento injustificado, esperando que possa haver “uma lei neste domínio” antes do fim da legislatura.

PSD e CDS em ‘conversações muito adiantadas’ sobre enriquecimento injustificado

"Estamos em conversações já muito adiantadas com o nosso parceiro de coligação para formalizarmos a apresentação do nosso projecto", afirmou Luís Montenegro aos jornalistas, na Assembleia da República.

O presidente do grupo parlamentar 'laranja' manifestou o "desejo muito firme no sentido de que até ao final da legislatura" possa haver "uma lei neste domínio que possa ser aprovada no parlamento e que possa, se for essa a circunstância, merecer também um parecer favorável do Tribunal Constitucional".

"Creio que há condições para que num futuro próximo se agende no parlamento a discussão de todas as iniciativas sobre isto e que isso possa conduzir à aprovação de um diploma que preencha o objectivo que temos de criminalizar a conduta subjacente à desproporção entre rendimentos declarados das pessoas e aquilo que é o seu património e modo de vida, em conciliação com os princípios constitucionais e legais do Direito Penal", afirmou

Já o líder parlamentar centrista, Nuno Magalhães, adiantou que há "conversas dentro da maioria, troca de documentação, troca de opiniões, troca de estudos" e "a seu tempo" será conhecido o conteúdo da proposta.

Magalhães disse que o projecto da maioria será formalizado antes do final da legislatura, "até pela ordem natural das coisas": "Há partidos que já disseram que iriam agendar os seus projectos".

Lusa/SOL