Julgamento do ‘Caso das Secretas’ começa a 9 de Abril

O julgamento do chamado “Caso das Secretas”, que tem como principal arguido Jorge Silva Carvalho, antigo director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), tem início a 09 de Abril, segundo o portal Citius.

De acordo com a plataforma informática da justiça Citius, o julgamento com cinco arguidos vai decorrer na primeira secção criminal do Campus da Justiça, em Lisboa.

O caso teve origem em suspeitas de acesso ilegal à facturação detalhada do telefone do jornalista Nuno Simas e, além de Jorge Silva Carvalho, o Ministério Público (MP) deduziu acusação contra o presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, e um funcionário do SIED, João Luís, por violação do segredo de Estado, corrupção e abuso de poder.

A juíza de instrução criminal, além de pronunciar os três arguidos pelos mesmos crimes pelos quais estavam acusados, decidiu também levar a julgamento um agente do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Nuno Dias, e a sua companheira, ex-funcionária da Optimus, Filomena Teixeira, por acesso ilegal de dados, acesso ilegal agravado e violação do segredo profissional, como tinha defendido Nuno Simas no requerimento de abertura de instrução.

Lusa/SOL