Hepatite C vai ter plano antifraude

Um grupo de peritos médicos esteve ontem reunido, a pedido do Ministério da Saúde, para definir os critérios de selecção dos primeiros doentes com hepatite C que irão receber o tratamento com os medicamentos negociados entre o Governo e o laboratório Gilead Sciences. Paulo Macedo, sabe o SOL, está preocupado com eventuais fraudes no sistema…

Hepatite C vai ter plano antifraude

“É preciso evitar qualquer falha e fraude no sistema. Os medicamentos têm de chegar aos verdadeiros doentes”, diz fonte ligada ao processo, recordando o caso da vacina para o HPV (vírus do papiloma humano), em que o  Serviço Nacional de Saúde acabou por pagar  muitas doses destinadas a falsos utentes. Além de combater a fraude, refere a mesma fonte, as orientações definidas nesta reunião vão permitir “clarificar ao detalhe a ordem pela qual os médicos devem receitar e os vários níveis de prioridade entre os doentes” uma vez que o plano será aplicado ao longo de dois anos.

O Governo está também a estudar a melhor forma de financiar os hospitais, sendo que a hipótese mais provável é a criação de uma linha de apoio financeiro controlada pelas Finanças – que tem ainda de aprovar a libertação das verbas necessárias.

Leia este artigo na íntegra na edição impressa já nas bancas

catarina.guerreiro@sol.pt