José Eduardo dos Santos nomeou novo secretário de Estado e vice-governadores do banco central em Angola

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, nomeou Rui Augusto Tito para as funções de secretário de Estado para o Investimento Público, segundo comunicado do Governo divulgado hoje anunciando ainda novos vice-governadores para o banco central.

Igualmente por decreto presidencial foi exonerado das mesmas funções, afectas ao Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, o actual governante Mário Rui Pires, segundo a informação.

O Executivo angolano totaliza actualmente 90 membros, 35 dos quais são ministros – sendo dois de Estado -, e os restantes 55 secretários de Estado.

A informação, divulgada pelos órgãos de comunicação social públicos, acrescenta que através de outros decretos presidenciais foram também nomeados hoje Cristina Florêncio Dias Van-Dúnem e Gualberto Lima Campos para as funções de vice-governadores do Banco Nacional de Angola (BNA).

Foram exonerados destas mesmas funções, por decreto presidencial, António André Lopes e Ricardo de Abreu.

Fica desta forma completa a renovada equipa do banco central angolano, depois da tomada de posse, a 23 de Janeiro, do novo governador do BNA, José Pedro de Morais Júnior, ex-ministro das Finanças e que substituiu no cargo José de Lima Massano.

Entre outras decisões, o Presidente angolano nomeou ainda Daniel António Rosa como embaixador na Guiné-Bissau e Edgar Gaspar Martins para o Canadá.

Lusa/SOL