BES: Associações de defesa de clientes ouvidas no parlamento

Duas associações de defesa dos clientes bancários lesados serão ouvidas na quinta-feira na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES, foi hoje revelado.

BES: Associações de defesa de clientes ouvidas no parlamento

De acordo com o calendário de audições na página da Internet do parlamento, pelas 16h00 de quinta-feira será ouvido Ricardo Ângelo, presidente da direcção da Associação de Defesa dos Clientes Bancários Lesados, e pelas 17h30 será a vez do presidente da Associação de Defesa dos Clientes Bancários, Luís Vieira, prestar o seu depoimento na comissão de inquérito.

Para esse dia estava inicialmente agendada a audição do presidente da Deloitte, Luís Magalhães, audição entretanto desmarcada.

Esta semana, serão ainda ouvidos Carlos Calvário, director do departamento de risco do GES, e João Moita, também do mesmo departamento.

Os responsáveis serão ouvidos, respectivamente, na terça-feira e na quarta-feira.

Para a próxima semana está já marcada a audição do ex-administrador financeiro da Rioforte, Gonçalo Cadete, que vai ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito a 24 de Fevereiro, terça-feira, pelas 09h00.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de Novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, que expirou a 19 de Fevereiro.

Os trabalhos foram entretanto prolongados por mais 60 dias, aprovaram os partidos por unanimidade.

Os trabalhos dos parlamentares têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Lusa/SOL