SOMBRA

Ferreira de Oliveira  

O líder da Galp continua a promover uma guerrilha insensata ao Governo (e insensível nos tempos que correm), recusando-se a pagar os encargos decorrentes da fiscalidade verde ou a contribuição extraordinária do sector energético. Alvo de críticas por preços excessivos e de multas por práticas anticoncorrenciais, a Galp tem a desfaçatez de se fazer passar por vítima. E o seu CEO até se dá ao luxo de reduzir o escândalo da Petrobras a algumas 'ovelhas negras'… Ficamos esclarecidos.

Paula Teixeira da Cruz

O que lhe terá passado pela cabeça para dar entrevistas todos os dias, a falar de escutas ilegais ou da despenalização da venda de drogas levas? A questão não só é institucionalmente despropositada, dita por quem ocupa a pasta da Justiça, como é politicamente inábil ao colocar o primeiro-ministro e o Governo perante um problema imprevisto e dispensável. Não seria melhor focalizar as suas intervenções numa bandeira que há muito defende – a lei do enriquecimento ilícito – e que agora parece ter condições para obter um consenso interpartidário?

Bagão Félix

Já não há pachorra para mais cartas-abertas dos 32, manifestos dos 74, abaixo-assinados dos 48 e similares – sempre com os mesmos temas e a mesma orientação ideológica. E subscritos, também, pelos mesmos nomes de sempre. Onde algumas figuras do centro-direita, sempre as mesmas (deste ex-ministro a Freitas ou Pacheco Pereira – os ingénuos úteis de serviço), fazem de novos compagnons de route da velha esquerda. Já cansa.