Grécia pode pedir extensão do financiamento, não do plano de resgate

O Governo grego analisa a possibilidade de pedir a extensão do financiamento europeu, mas sem que isso envolva uma prorrogação do plano de resgate, anunciou hoje em Atenas uma fonte governamental.

Grécia pode pedir extensão do financiamento, não do plano de resgate

A declaração ocorreu 24 horas depois do ultimato feito na segunda-feira pela zona euro à Grécia para que até sexta-feira peça uma extensão do programa de ajuda, imposto desde 2010 e que integra rigorosas medidas de austeridade.

Segundo a televisão pública Nerit, "Atenas vai enviar na quarta-feira uma carta a Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, para pedir uma extensão de seis meses do acordo de financiamento, que poderá ter a forma de um programa intermédio".

De acordo com a Nerit e outros media gregos, "as autoridades gregas comprometiam-se durante aquele período de seis meses a absterem-se de uma acção unilateral e a trabalharem com os seus parceiros europeus e internacionais" para uma reorganização da economia.

A Grécia e a zona euro tentam desde a semana passada encontrar uma solução para a continuação da ajuda ao país, que termina a 28 de Fevereiro.

Numa reunião dos ministros das Finanças da zona euro na segunda-feira em Bruxelas, Atenas não aceitou um texto proposto pelos seus parceiros pedindo-lhe que continue a aplicar o programa de ajuda e as medidas de austeridade que implica.

O Governo de esquerda radical Syriza comprometeu-se a acabar com as medidas de austeridade, que, segundo ele, provocaram "uma crise humanitária" e não ajudam ao relançamento da economia.

O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, anunciou hoje para sexta-feira a votação das primeiras medidas sociais, contrárias ao espírito do programa de ajuda.

A Comissão Europeia, por seu turno, reiterou hoje a vontade de chegar a acordo com a Grécia sobre o programa de assistência ao país, alertando que um recuo nos progressos conseguidos até agora teria um "efeito muito negativo".

Lusa/SOL