Sede do HSBC em Genebra alvo de buscas

A sede do HSBC Private Bank em Genebra está a ser alvo de buscas, no âmbito de um inquérito criminal contra a filial suíça do banco britânico por branqueamento de capitais, anunciou hoje o Ministério Público daquele cantão.

"O Ministério Público anuncia que, na sequência de recentes revelações públicas relativas ao HSBC Private Bank (Suiça), foi aberto um procedimento criminal contra o banco" por "branqueamento de capitais agravado", lê-se no comunicado.

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) divulgou na passada semana documentos confidenciais sobre o ramo suíço do banco britânico HSBC (The Hongkong and Shanghai Banking Corporation), que revelam alegados esquemas de evasão fiscal.

A investigação, baptizada "Swissleaks", revela documentos fornecidos pelo informático Hervé Falciani, ex-trabalhador do HSBC em Genebra, ao jornal francês Le Monde e partilhado com o ICIJ e com jornalistas de mais de 40 países.

Portugal surge em 45.º lugar na lista de países que constam da informação divulgada, com um total de 969 milhões de dólares (855,8 milhões de euros) depositados no HSBC, distribuídos por 778 contas bancárias de 611 clientes.

Das 778 contas bancárias, 531 foram abertas entre 1970 e 2006, e dos 611 clientes com ligações a Portugal, 36 por cento tem passaporte português, indicam as informações divulgadas pelo ICIJ.

Lusa/SOL