Tecnologia made in Portugal para poupar energia

Até 2017, todas as habitações vão poder usufruir de uma tecnologia de medição inteligente que vai permitir poupanças energéticas significativas. O dispositivo pretende, de forma automática e com um custo baixo, “interagir com sistemas de contagens dos maiores fornecedores de electricidade, água e gás, rentabilizando todas as tarifas associadas e trazendo benefícios para o consumidor…

Este projecto, denominado AnyPLACE (Adaptable Platform for Active Service Exchange) está integrado num consórcio europeu de energia, no âmbito do programa H2020, onde o INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência) é líder.

“Actualmente, temos em casa diferentes contadores que são da responsabilidade dos distribuidores de energia, que nos oferecem várias tarifas de água, gás e electricidade. A solução que vai ser desenvolvida é, no fundo, um gestor energético capaz de integrar a informação de todos estes contadores, mostrá-las ao utilizadores e permitir que eles escolham o perfil mais económico”, explica João Peças Lopes, director do INESC TEC e responsável pelo projecto.

Além de oferecer uma solução mais atractiva em termos de custo/benefício para o consumidor final, integrando a telemedição de vários recursos energéticos, a plataforma AnyPLACE vai permitir gerir e controlar activamente as redes eléctricas, ajudando a mitigar problemas operacionais relacionados com a variabilidade na produção de energia a partir de fontes renováveis: “Imaginemos que numa certa altura do dia há um excedente na produção de energia eólica que faz decrescer o custo da energia. A plataforma AnyPLACE recebe a informação de preço em tempo real e, de acordo com o perfil de utilização, actua sobre os dispositivos domésticos de modo a aproveitar essa tarifa”, exemplifica o director do INESC TEC.

Outra vantagem da plataforma é o facto de ser modular e poder ser adaptada a qualquer habitação, independentemente das tecnologias existentes.

Existem mais sete parceiros neste projecto de três nacionalidades diferentes, portuguesa, alemã e austríaca: a Universidade Técnica de Viena (Áustria), a Universidade de Ciências Aplicadas Ostwestfalen-Lippe (Alemanha), o JRC – Joint Research Centre European Commission, a EFACEC Energia – Máquinas e Equipamentos Elétricos SA (Portugal), a Power Plus Comunications AG (Alemanha), a BOSCH Termotecnologia SA (Portugal) e a Kreis Lippe  der Landrat (Alemanha).

O projecto conta um investimento de 2,97 milhões de euros, financiado em 2,44 milhões de euros pela Comissão Europeia.