Syriza alia-se à oposição de centro-direita para escolher novo Presidente

O Parlamento grego elegeu esta quarta-feira um professor de Direito, conservador, para Presidente da República. Uma votação suportada pela esquerda do Syriza e pelo centro-direita da Nova Democracia.

Syriza alia-se à oposição de centro-direita para escolher novo Presidente

A eleição de Prokopis Pavlopoulos põe fim ao impasse para encontrar um novo Presidente – bloqueio esse que levou à convocação das eleições parlamentares de Janeiro. 

Pavlopoulos, de 64 anos, é um antigo ministro da Administração interna, veterano da Nova Democracia, e a sua escolha foi vista como uma surpresa – o nome de quem se falava para o lugar, basicamente de natureza formal, era o também conservador comissário europeu Dimitris Avramopoulos.

O novo Presidente recebeu 233 votos a favor e 30 contra. Os favoráveis vieram de mais outra aliança improvável: o Syriza e os seus parceiros de direita, os Gregos Independentes, aliados ao maior partido da Oposição, a Nova Democracia.  A disputar a eleição esteve outro professor de Direito, mas de esquerda, Nikos Alivizatos.

A escolha de Pavlopoulos não foi isenta de apreciações negativas oriundas dos três partidos que o apoiaram. Os críticos argumentaram que o novo Presidente não tinha conseguido controlar as contratações do Estado ou responder adequadamente aos motins que inundaram Atenas em 2008 depois de a polícia ter atingido mortalmente um adolescente.

Pavlopoulos substitui Karaolos Papoulias, de 85 anos, que cumpriu dois mandatos consecutivos de cinco anos.