Grécia apresenta pedido de prolongamento do ‘crédito’

O Governo grego apresenta hoje o seu pedido de “prolongamento do crédito” aos parceiros europeus, iniciativa que chegou a estar prevista para quarta-feira.

Grécia apresenta pedido de prolongamento do ‘crédito’

Segundo o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que falava quarta-feira à saída do parlamento após a eleição do novo Presidente da República helénica, Atenas vai solicitar a extensão do crédito, em termos que satisfaçam os restantes parceiros europeus e a própria Grécia.

Em menos de uma semana, o Eurogrupo reuniu-se por duas vezes em Bruxelas para encontrar uma solução para a Grécia, mas as duas reuniões acabaram sem acordo, com o actual programa de assistência financeira ao país a terminar no fim deste mês.

Um porta-voz do Ministério das Finanças alemão reiterou quarta-feira que a extensão da assistência financeira à Grécia exige a apresentação de um pedido de prolongamento do "actual programa de resgate" e o cumprimento das condições e reformas que tinham sido assumidas como compromisso.

A Grécia está sob assistência financeira desde 2010 e recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional no total de 240 mil milhões de euros em troca de duras medidas de austeridade.

Lusa/SOL