Um lobo mau vestido de verde

Nascido das cinzas de uma Alemanha destruída pela Segunda Guerra Mundial (1945), o Wolfsburgo situa-se no quartel general da Volkswagen – que detém 95% dos direitos do clube – e assume-se como a principal ameaça à hegemonia do Bayern Munique. A equipa que recentemente goleou em casa os rivais bávaros (4-1) tem encontro marcado com…

Um lobo mau vestido de verde

Um duelo inédito que se prevê bastante complicado para os 'leões'. As principais casas de apostas entregam o favoritismo da eliminatória (83%) ao actual segundo classificado da Liga alemã – a oito pontos do líder Bayern Munique -, que conta com um elenco recheado de estrelas. 

O belga Kevin de Bruyne – melhor marcador da equipa com oito golos em 20 jogos – é uma das principais figuras, numa lista que inclui ainda o dinamarquês Bendtner, o suíço Ricardo Rodríguez ou o croata Perisic. O extremo português Vieirinha, que cumpre a quarta temporada ao serviço dos 'lobos verdes', é o habitual titular no lado direito da defesa.

Na janela de transferências de Janeiro chegou um reforço de peso. O técnico germânico Dieter Hecking, de 50 anos, recebeu André Schürrle do Chelsea, tendo o Wolfsburgo desembolsado 32 milhões de euros para contar com o internacional alemão – que já marcou ao Sporting esta época, na Liga dos Campeões, e pode voltar a fazê-lo, uma vez que os regulamentos da UEFA viabilizam a utilização do mesmo jogador por dois clubes desde que em competições diferentes, como é o caso.

Schürrle era um dos suplentes em quem José Mourinho mais confiava no Chelsea e eleva o valor de mercado global do Wolfsburgo para os 206, 35 milhões de euros, contra os 132,95 que vale o Sporting, segundo a avaliação do transfermarkt. 

A terceira maior transferência do mercado de Inverno acaba por ser uma má notícia para a equipa de Marco Silva, que ainda terá de combater um historial negativo: o Sporting nunca venceu em dez deslocações à Alemanha (um empate e nove derrotas) e soma apenas duas vitórias em 20 confrontos com equipas germânicas – uma delas esta época, em Alvalade diante do Schalke (4-2), na fase de grupos da Champions.

Talvez por isso, Dieter Hecking considerou o sorteio risonho para a sua equipa. «O Sporting era o adversário que queria», manifestou o técnico alemão, que ainda assim deixou um aviso aos seus jogadores: «O Sporting já demonstrou a sua força frente ao Schalke».

Depois da eliminação precoce da Liga dos Campeões e com o título nacional cada vez mais longe, o Sporting passa a encarar a prova secundária da UEFA como prioridade, mas em Alvalade há a noção das dificuldades da eliminatória. «Calhou-nos uma equipa de enorme valia. No campeonato só está atrás do Bayern e isso diz tudo sobre eles», salientou Marco Silva, que se prepara para enfrentar um ciclo de sete jogos em 23 dias, a começar na visita de amanhã ao Belenenses, na 1.ª Liga.

hugo.alegre@sol.pt