PSD abre hoje debate quinzenal com primeiro-ministro na Assembleia da República

O PSD abre hoje o debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República e indicou que pretende abordar Pedro Passos Coelho sobre “questões políticas, económicas e sociais”, numa discussão que deverá ser também dominada por temas europeus.

PSD abre hoje debate quinzenal com primeiro-ministro na Assembleia da República

O PS, que será o segundo partido a intervir no debate, indicou exactamente os mesmos temas económicos, sociais e políticos, enquanto o CDS-PP pretende questionar o primeiro-ministro sobre recuperação e investimento.

As questões sociais, económicas e políticas serão também o mote do PCP no debate quinzenal, a que o BE acrescenta a discussão das "relações internacionais" e o Partido Ecologista "Os Verdes", o último a intervir, as matérias ambientais.

O último debate quinzenal com o primeiro-ministro realizou-se a 29 de janeiro, tendo então Passos Coelho centrado a sua intervenção de abertura no que considerou ser "o sucesso na estratégia de saneamento das contas públicas", invocando os dados da execução orçamental de 2014.

Já nesse debate um dos temas centrais foi a situação da Grécia, tendo o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmado que não apoiaria uma iniciativa do novo governo grego para a realização de uma conferência europeia para a renegociação da dívida.

O debate de hoje acontece poucas horas antes de uma nova reunião do Eurogrupo – a terceira numa semana – para encontrar uma solução para a Grécia, tendo as duas anteriores acabado sem acordo, e dois dias depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ter afirmado que a 'troika' "pecou contra a dignidade" de portugueses, gregos e também irlandeses, reiterando que é preciso rever o modelo e não repetir os mesmos erros.

LUSA/SOL