Decisões de candidaturas ao COMPETE 2020 tomadas até Maio

O ministro da Economia anunciou hoje que as decisões relativas às 123 candidaturas aos primeiros concursos do programa COMPETE 2020 devem ser tomadas até final de maio e os pagamentos vão chegar às empresas no primeiro semestre deste ano.

Decisões de candidaturas ao COMPETE 2020 tomadas até Maio

António Pires de Lima falava em Viseu, numa sessão de apresentação do COMPETE 2020 — Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

O governante explicou que "os primeiros concursos do COMPETE 2020, destinados a projectos conjuntos", foram lançados a 30 de Dezembro, com um valor total de 95 milhões de euros, sendo 70 milhões para o eixo da internacionalização e 25 milhões para o eixo da qualificação das empresas.

"No concurso para a internacionalização recebemos 67 candidaturas, que correspondem a 129 milhões de euros de investimento e a 2.034 empresas. No concurso para a qualificação, foram recebidas 56 candidaturas, que correspondem a 55 milhões de euros de investimento e a 1.085 empresas", referiu.

Pires de Lima considerou que estes números demonstram a importância de "activar bem, mas também rapidamente, estes fundos comunitários"

"Até ao final de Maio serão tomadas as decisões sobre estas 123 candidaturas e prevemos que os pagamentos possam chegar às empresas ainda durante o primeiro semestre deste ano", avançou.

O ministro salientou que o Governo quer que o dinheiro destes programas chegue às empresas que venham a ser escolhidas ainda durante este primeiro semestre, por estar consciente de que "a trave mestra da sustentabilidade deste trajecto de recuperação económica que notavelmente as empresas a operarem em Portugal estão a fazer depende muito da capacidade e da qualidade" do investimento que possam ter.

Aludiu ao quadro comunitário de apoio antecedente, que "só começou a ser activado e a chegar às empresas mais de 18 meses depois de estar em funções, a meio de 2008".

No actual, "não só foi possível negociar um acordo de parceria que representa objectivamente um ganho muito importante para a economia portuguesa e para sociedade", como o Governo se compromete a "activar de uma forma mais rápida, mais ágil, mais simples, fundos que são fundamentais" para seguir uma estratégia "que suporte o investimento e que ajude as empresas com mérito a poderem crescer", acrescentou.

Lusa/SOL