Economia

Governo de Atenas diz que ‘virou uma página’ com acordo

O governo grego afirmou hoje que a Grécia "virou uma página" depois de conseguir alcançar um acordo com os parceiros europeus para prolongar por quatro meses o acordo de assistência financeira.

"A Grécia virou uma página hoje. Negociar é lutar sem recuar no mandato que se tem. Mostrámos que a negociação foi possível fazer-se nos últimos anos e que a Grécia não se encontrava isolada nem havia falhado", disseram fontes do governo grego citadas pela agência Efe.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, anunciou que a reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro, em Bruxelas, permitiu chegar a um acordo sobre o prolongamento da assistência financeira à Grécia.

Dijsselbloem precisou que a assistência foi prolongada por quatro meses, embora o pedido de Atenas fosse de seis meses, e, em contrapartida, as autoridades gregas comprometeram-se a conduzir uma série de reformas, em linha com as condições previstas no actual programa, tendo que apresentar já na próxima segunda-feira uma lista com medidas.

Lusa/SOL