Óscares 2015. Richard Linklater: O homem da maratona

Se o esforço deve ser recompensado, então não há outro vencedor do Óscar de Melhor Realizador que não Richard Linklater. O realizador norte-americano de 54 anos é talvez o favorito à conquista da estatueta dourada, esta noite, no Dolby Theatre de Los Angeles, com uma empreitada de 12 anos.

Falamos de Boyhood, um projecto em Linklater regressa às longas narrativas – em tempo real – da vida comum. Estabelece-se neste sentido uma ligação com a trilogia Antes de Amanhecer – Antes do Anoitecer – Antes da Meia-Noite que filmou de 1995 a 2013.

Em vez dos amores e crises dos jovens adultos, Linklater explorou a infância e adolescência de Mason (Ellar Coltrane, que tinha seis anos no início das filmagens e 18 no final). Mas tal como em Antes do Anoitecer, Boyhood termina em aberto. Sem um choque, uma surpresa, um evento redentor. Como na vida real. “É só isto?”. Sim, e basta.

O resultado tem recebido os maiores elogios da crítica. Com Boyhood, Linklater consegue não só o seu filme mais acarinhado pelo público – estatuto que parecia para sempre reservado à trilogia dos Antes – como cria um documento único da vida quotidiana norte-americana no início do século que as gerações futuras poderão estudar.