Grécia: Bolsa de Atenas encerra em forte alta de 9,81%

A bolsa de Atenas encerrou hoje com uma forte subida de 9,81% do seu índice geral, no dia em que os parceiros da zona euro acordaram com a Grécia prolongar quatro meses o financiamento ao país.

Grécia: Bolsa de Atenas encerra em forte alta de 9,81%

No fecho da bolsa helénica, o seu índice geral situava-se nos 937,96 pontos e o volume de negócios nos 253,30 milhões de euros.

Os títulos que mais subiram foram os dos bancos (17,28 %), seguidos dos das telecomunicações (15,21).

O Eurogrupo aprovou hoje, numa reunião por teleconferência, a extensão do programa de assistência à Grécia por quatro meses.

A decisão, anunciada na rede social Twitter pelo comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, foi tomada na sequência da aceitação do programa de reformas enviado pelo Governo de Alexis Tsipras.

Com esta decisão formal, podem iniciar-se as formalidades exigidas em Estados-membros como a Alemanha, onde a decisão tem de ser ratificada pelo parlamento.

Na sexta-feira, numa reunião extraordinária dos ministros das Finanças da zona euro, tinha sido já negociada a aprovação da extensão por quatro meses do programa de ajuda externa à Grécia, faltando apenas a aceitação das propostas a apresentar por Atenas, o que aconteceu hoje

Lusa / SOL