Vila operária Facebook

Tem todos os ingredientes dos bons manuais de culinária arquitectónica e laboral: um projecto de Frank Gehry (autor do Guggenheim de Bilbau ou da Sala de Concertos Walt Disney, entre outras pérolas vistosas), 177 mil milhões de euros disponíveis, moradias luxuosas para os altos quadros, dormitórios para os estagiários (pois claro…), sistemas de energia amigos…

O fundador do Facebook, Mark Zukerberg, quer fazer uma cidade em Menlo Park, na Califórnia, em terrenos vizinhos à sede da empresa, a mais bem sucedida rede social do planeta. À semelhança dos industriais do século XIX, a cidade será, assim, uma espécie de vila operária, mas com condições do século XXI em matéria de alta tecnologia e, garante o promotor, em grande harmonia com a natureza circundante.

Zuckerberg já tem nome para o local: Zee-Ville, um espaço circunscrito a 80,9 hectares, que terá, além das residências, supermercados, estradas, hotéis e alojamentos para acolher os seus dez mil assalariados e hóspedes de todo o mundo. A data de conclusão da obra não foi adiantada.