4 maneiras de ultrapassar o seu ex

Não é fácil esquecermos um ex-namorado ou um ex-marido, mesmo que a relação já não tivesse volta a dar ou que a pessoa que estava ao seu lado não era a certa para si. Esquecê-lo vai ser complicado mas há coisas que pode fazer para ultrapassar esta fase da sua vida. 

A psicóloga Kelly McGonigal, no site Psychology Today, explica que para superar um ex-namorado ou um ex-marido requer uma boa dose de autocontrolo e um pouco de compreensão. Aqui ficam quatro dicas que o podem ajudar:

1. Arranjar uma "inspiração”

Vários estudos demostram que é mais fácil ganharmos força de vontade para esquecer alguém se nos “inspirarmos” noutra pessoa que admiramos, que tenha passado pelo mesmo mas que tenha tido a atitude positiva. Pense numa pessoa próxima ou até mesmo em alguém famoso que tenha terminado uma relação há pouco tempo e que tenha ultrapassado essa fase mais difícil. Recorde as atitudes que teve e faça o mesmo. Pense nisso quando estiver para ir ver a página de Facebook do seu ex.

2. Arranje um vício novo

A melhor maneira de ultrapassar um vício antigo, neste caso o seu ex-namorado ou ex-marido, é arranjar um vício novo. Com isto não queremos dizer que deve arranjar outra pessoa, mas sim focar-se noutra coisa. Por exemplo, porque não experimenta um novo desporto? E que tal fazer voluntariado? Concentre-se num objectivo novo em vez de estar a pensar naquilo que perdeu.

3. Cuide de si

Sentimentos como stress, ansiedade e exaustão são muito “perigosos” nesta altura da sua vida. As pessoas que se sentem assim têm uma maior necessidade de carinho e colo, e há uma alta probabilidade de recorrer à pessoa que deixou recentemente. Para evitar esta situação, cuide de si e não se esqueça daquilo que aconteceu com o seu ex-namorado ou ex-marido. Recorra antes a familiares e amigos que o podem ajudar e animá-lo.

4. Não o apague completamente da sua cabeça

O ditado “O fruto proibido é o mais apetecido” aplica-se na perfeição neste caso. Kelly McGonigal explica que a maneira mais eficaz de nunca conseguir esquecer o seu ex-marido ou ex-namorado é não pensar de todo nele. É o que acontece com pessoas que querem deixar de comer doces ou deixar de fumar: acabam por comer mais e fumar mais.

Um estudo comprovou mesmo que quanto mais tenta esquecer uma antiga paixão, mais sonha com ela. Quando o seu ex-namorado ou ex-marido aparecer na sua cabeça, não entre em pânico e aceite isso com naturalidade mas foque-se em alguém que realmente se preocupa consigo.