Lisboa de luxo

A Europa pode estar a enfrentar uma das suas piores crises económicas, mas o mercado do luxo não pára de crescer, mesmo em Portugal que vive sob a nuvem da troika desde 2011. No último relatório da Interbrand – Best Global Brand 2014, no pódio das marcas de luxo mais valiosas, aparecem a Louis Vuitton…

As três casas têm flagship stores na capital portuguesa, colocando-a, segundo a consultora JLL, no 22.º lugar do ranking das cidades europeias com mais marcas deste segmento. Além da Avenida da Liberdade, onde estão as casas cotadas como mais valiosas – e ainda a Cartier (4.º lugar), a Prada (5.º lugar) e a Burberry (6.º lugar) – também a rua Castilho e as zonas do Chiado (onde está a Hermès) e do Príncipe Real têm assumido posições, tendo em conta oferta de produtos e serviços para diferentes perfis de consumidores.

O que se reflecte no preço por metro quadrado, dos mais caros da cidade. A Loja da Prada pagou cerca de 5 mil euros por metro quadrado só para se instalar na Avenida da Liberdade, em 2012. Mas não foi caso único, nos últimos anos, abriram mais de 20 novas lojas só nesta artéria da cidade, considerada a mais valiosa do país. E para 2015 estão previstas novas inaugurações.