Quartos em Lisboa já rendem tanto como Madrid

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Luís Veiga, afirmou hoje que o rendimento por quarto dos hotéis de Lisboa já iguala o de Madrid, destacando que a tendência da capital portuguesa “é para crescer”.

"Neste momento começa a ser um destino atractivo em termos de RevPar (rendimento por quarto), mesmo em comparação com Madrid", disse o mesmo responsável, acrescentando que, embora Lisboa iguale Madrid no que respeita ao RevPar, "o custo do investimento é inferior, logo o retorno é mais interessante".

Luís Veiga adiantou que "há grupos internacionais a entrar" neste mercado, mas os investidores estão pouco interessados no resto do país, a não ser em "projectos muito diferenciados" em regiões como o Douro.

Em 2015 vão abrir 57 novas unidades hoteleiras no país, das quais 22 na cidade de Lisboa (mais uma na região de Lisboa).

Questionado sobre se não haverá risco de oferta excessiva, tendo em conta que Lisboa já tem mais de 130 hotéis, Luís Veiga acredita que há capacidade para absorver todas as camas, tendo em conta a tendência de crescimento do turismo urbano, lembrando que alguns eventos fazem subir "de forma astronómica" a ocupação dos hotéis, como por exemplo a Liga dos Campeões de futebol, no ano passado.

Neste sentido, Lisboa deve continuar a posicionar-se como cidade de eventos.

Outra questão é saber como lidar com o crescimento da oferta hoteleira no centro histórico.

Luís Veiga apontou casos como os de Amesterdão e Barcelona, onde os residentes começaram a sentir o incómodo da proliferação hoteleira, e considerou que a Câmara de Lisboa deve resistir à tentação de preencher com hotéis todo o espaço entre a Avenida da Liberdade e a Baixa.

"Pensamos que Lisboa vai ter uma oferta hoteleira que não permitirá que o preço médio suba", acrescentou.

Lusa/SOL