INE confirma crescimento económico de 0,9% em 2014

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje um crescimento económico de 0,9% em 2014, mantendo também o valor do crescimento no quarto trimestre do ano passado, que foi de 0,7% em termos homólogos.

De acordo com a segunda estimativa das contas nacionais hoje publicadas, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou em termos reais 0,9% no ano passado, depois de ter diminuído 1,4% em 2013, um comportamento que foi determinado sobretudo pela procura interna.

Em 2014, a procura interna registou um aumento de 0,2% em termos reais, após ter registado uma diminuição de 2,3% no ano anterior, sendo que, em termos de contributo para a variação do PIB, este indicador passou de um contributo de -2,4 pontos percentuais em 2013 para os 2,0 pontos percentuais no ano passado, devido a "uma recuperação do consumo privado e, em menor grau, do investimento".

Quanto à procura externa líquida, depois de em 2013 ter apresentado um contributo positivo de um ponto para a variação do PIB, no ano passado registou um contributo negativo de -1,1 pontos percentuais, "reflectindo um crescimento mais intenso das importações de bens e serviços relativamente ao observado nas exportações".

Em termos nominais, o PIB situou-se em "cerca de 174,4 mil milhões de euros em 2014", refere o INE.

Considerando apenas o último trimestre do ano passado, o PIB registou uma variação homóloga de 0,7% em termos reais, o que compara com a taxa de 1,1% no trimestre anterior, e aumentou 0,5% face ao trimestre anterior.

A procura interna desacelerou no quarto trimestre do ano, "passando de um contributo para a variação homóloga do PIB de 2,1 pontos percentuais no terceiro trimestre para 1,4 pontos", devido sobretudo ao comportamento do consumo privado.

A procura interna aumentou 1,4% em volume entre Outubro e Dezembro, menos 0,7 pontos do que nos mesmos meses de 2013, reflectindo "o abrandamento do consumo privado" (que cresceu apenas 1,9%) e, em menor grau, "a diminuição mais acentuada do consumo público".

Já o investimento acelerou no último trimestre de 2014, tendo registado um crescimento homólogo de 3% nesse período, depois de no trimestre anterior ter aumentado apenas 2,5% face ao mesmo período de 2013.

As exportações passaram de uma variação homóloga de 3% no terceiro trimestre para os 5,1% nos três últimos meses de 2014 e as importações aumentaram 6,9% no quarto trimestre do ano passado, após um crescimento de 5,5% no trimestre anterior.

Os números hoje confirmados pelo INE revelam que a economia portuguesa cresceu menos 0,1 pontos percentuais do que o que previa o Governo para 2014, que esperava um crescimento de 1% para o ano passado.

Lusa/SOL