Cascais já tem Bairro dos Museus

Numa mesma rota, pode apreciar os quadros da famosa pintora Paula Rego, visitar um forte setecentista ou conhecer um espólio musicológico importante. No Bairro dos Museus, a oferta cultural é diversificada mas tem um traço comum: os 12 equipamentos culturais representam a memória, a tradição e o património.

A iniciativa foi lançada ontem em Cascais e pretende ser uma âncora do ponto de vista turístico. O Bairro dos Museus integra espaços como a Casa de Histórias Paula Rego, o Museu de Santa Marta, o Museu da Música, o Museu do Mar, a Fortaleza Nossa Senhora da Luz, o Museu Condes de Castro Guimarães ou o Centro Cultural de Cascais. A estes 12 equipamentos culturais, a maioria concentrados num território geográfico muito próximo, juntam-se dois espaços verdes muito emblemáticos: o Parque Marechal Carmona e o Parque Palmela.

A inspiração vem de outras cidades europeias, como Amesterdão, onde num mesmo espaço se encontram propostas culturais variadas, que permitem experienciar a cultura de formas muito distintas. Com uma programação integrada, o Bairro dos Museus vai apresentar um tema comum que depois é abordado de forma diferente por cada equipamento.

Neste espaço há também uma bilhética única que permite o acesso a todos os espaços, comprar bilhetes através da internet, e também usufruir de activações comerciais com restaurantes, hotéis e outros prestadores de serviços parceiros (ex. um restaurante pode ter um menu Bairro dos Museus que inclui um bilhete diário ou, o contrário: passe diário pode "oferecer" o café num restaurante parceiro)

Esta inauguração acontece no ano em que Cascais comemora os 650 anos de elevação a vila. «Queremos que este Bairro dos Museus seja uma zona de talento livre, de experiências e de rupturas. Mas também pretendemos que seja um espaço de diálogo com gerações passadas e a projeção do mesmo para as gerações futuras», sublinhou ontem Carlos Carreiras, o presidente da autarquia na sessão de lançamento do projecto.

rita.carvalho@sol.pt