Moreira Rato colabora no programa do PSD

Enquanto se espera pela coligação, o CDS fez saber que vai preparando o seu programa eleitoral. O PSD, entretanto, não fica para trás e prepara um conjunto de propostas nas áreas económica, financeira e da Segurança Social, que pretende apresentar no seu programa para as próximas legislativas. Com a ajuda de economistas de uma geração…

Moreira Rato colabora no programa do PSD

Um grupo de trabalho, constituído por 10 a 15 economistas na casa dos trinta anos, reúne regularmente sob a coordenação de João Moreira Rato, Pedro Reis e Manuel Rodrigues, e ainda do vice-presidente do PSD, Marco António Costa.

Do grupo fazem parte economistas como Cátia Baptista, professora na Universidade Nova de Lisboa, Inês Domingos, consultora de macrometria e professora na Universidade Católica de Lisboa, João Maria Brandão Brito, quadro superior do BCP, e Eduardo Cardadeiro, professor na Universidade Autónoma de Lisboa e administrador do IFD (Instituição Financeira de Desenvolvimento).

Moreira Rato é o nome mais destacado dos coordenadores. Foi responsável pelo Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), tendo transitado com Vítor Bento para o BES e depois para o Novo Banco. Quando o presidente executivo do 'banco bom' do BES, saiu, Moreira Rato tomou a mesma decisão.

Pedro Reis, outro coordenador, também vem de um organismo público: esteve até há pouco mais de um ano à frente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

Manuel Rodrigues tem um perfil mais político. O actual secretário de Estado das Finanças foi vice-presidente do PSD logo após a chegada de Passos Coelho à liderança. Integrou mais tarde – juntamente com o agora comissário europeu Carlos Moedas – a equipa liderada pelo ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga que negociou com o PS a proposta de Orçamento do Estado para 2011.

Administração Pública e empresas

Rodrigues fez também parte da equipa que preparou o programa eleitoral de 2011 e da que negociou com o CDS o programa de Governo, já depois das legislativas.

As propostas deste grupo de trabalho incidem, sobretudo, nas áreas da Administração Pública, da Segurança Social e da capitalização de empresas e investimento. E pretendem ser contributos para o trabalho que o Gabinete de Estudos do PSD, dirigido por Rogério Gomes, tem vindo já a desenvolver na preparação do programa eleitoral (ou do programa conjunto com o CDS, a confirmar-se a coligação pré-eleitoral).

sofia.rainho@sol.pt