Avião militar russo vai sobrevoar Portugal e Espanha

Um avião militar russo vai sobrevoar Portugal e Espanha até 7 de Março durante vários “voos de observação” ao abrigo do Tratado Internacional de Céu Aberto, confirmou hoje à agência Lusa o Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

Segundo o porta-voz do EMGFA, o Antonov-30B vai aterrar na segunda-feira no Aeródromo de Trânsito n.º 1, também conhecido como Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, estando previsto regressar à Rússia no sábado, 07 de Março.

"Estes voos de observação visam garantir a transparência e aumentar a segurança entre os países que assinaram este tratado. À excepção do ano passado, estas missões têm decorrido com regularidade e são sempre acompanhadas a bordo por militares portugueses. Como subscritor deste tratado, Portugal também pode realizar estas missões noutros países", explicou o tenente-coronel Ramos Silva.

Até sábado, o Antonov vai realizar voos de observação em território nacional e espanhol.

O Tratado internacional de Céu Aberto (Tratado 'Open Skies') foi assinado a 24 de Março de 1992, em Helsínquia, capital da Finlândia, e estabeleceu um regime de voos de observação sobre os territórios dos 34 Estados-membros, que incluem a maioria dos países da NATO, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Geórgia, Bósnia e Herzegovina, bem como Suécia e Finlândia.

A Rússia ratificou o tratado em 26 de Maio de 2001.

Lusa/SOL