Houmenaiges la Amadeu Ferreira *

O grande divulgador da cultura e da língua mirandesa Amadeu Ferreira, falecido neste domingo, vai ser homenageado nos próximos dias.

Nesta terça-feira (às 9h30) realiza-se o colóquio Interculturalidade e Turismo: o caso da língua e cultura Mirandesas na Universidade Portucalense, no Porto. Amadeu Ferreira será alvo de homenagem, numa sessão que conta com o presidente da Associação de Língua e Cultura Mirandesa, Alfredo Cameirão, bem como do autarca de Miranda do Douro, Artur Nunes.

Em Lisboa, é na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, ao Campo Pequeno, que o escritor, poeta, tradutor e jurista será evocado, a partir das 16h.

Na quarta-feira, idêntica homenagem ocorrerá na Casa da Cultura da terra natal, Sendim.

E na quinta-feira a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide) recebe às 18h a apresentação dos mais dois recentes de/sobre Amadeu Ferreira: O Fio das Lembranças – Biografia de Amadeu Ferreira, de Teresa Martins Marques, e Belheç/Velhice, assinado sob o pseudónimo Fracisco Niebro. As obras serão apresentadas por Teresa Martins Marques e pelo presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves.