O pequeno hábito que ajuda a emagrecer

Está a tentar emagrecer? Então deve prestar atenção não só ao que come e ao exercício físico que faz, mas também às horas de descanso. Isto porque, de acordo com o comunicado da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, os distúrbios do sono são responsáveis “pelo aumento de apetite e pela redução da…

“Dormir sete a oito horas por dia potencia a perda de gordura corporal e ajuda a controlar a fome devido aos processos metabólicos e hormonais que ocorrem durante o sono. Quando existem perturbações do sono ocorre uma desregulação no controlo e estímulo do apetite que é responsável por um consumo alimentar compulsivo e excessivo”, afirma Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade.

Para além disso, os problemas no sono provocam cansaço, o que irá dificultar a prática de exercício físico e, consequentemente, num menor gasto energético. “Se o sono for adequado, o equilíbrio energético é restabelecido e as pessoas sentem-se mais activas e, assim, mais propícias a perder peso”, afirmou a mesma especialista.

Se tem dificuldades em adormecer, Ana Rita Lopes recomenda a ingestão de alimentos “ricos em triptofano, como o leite, iogurte, nozes e banana”. Isto porque são capazes de aumentar os níveis de serotonina, “neurotransmissor que regula o humor, o sono, o apetite e as funções intelectuais”, explica.