Pereira Cristóvão detido por ser mentor de assaltos

O ex-inspector da Polícia Judiciária e antigo vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão, que hoje de manhã foi detido em casa, é suspeito de ser o mentor de vários assaltos violentos a moradias. Os assaltos aconteceram no ano passado e neles estiveram envolvidos três agentes da PSP, que já tinham sido detidos.

Pereira Cristóvão detido por ser mentor de assaltos

Segundo apurou o SOL junto de fonte da Judiciária, Pereira Cristóvão fornecia ao grupo de assaltantes informações sobre as vítimas, que eram sequestradas durante os assaltos.  Os suspeitos fingiam estar numa operação policial e faziam buscas falsas às moradias, com o objectivo de roubar dinheiro e ouro. No total terão conseguido milhares de euros.

Os assaltos aconteceram entre Janeiro e Junho do ano passado, altura em que foram detidos 12 membros do gangue, entre os quais três agentes da PSP. Ao que o SOL apurou só nesta altura da investigação, que ainda decorre, foi possível recolher indícios sobre as ligações de Pereira Cristóvão a alguns destes crimes. O ex-inspector é suspeito de associação criminosa e co-autoria nestes roubos, devendo amanhã ser presente ao juiz de instrução Carlos Alexandre.

Paulo Cristóvão ainda aguarda julgamento por outros crimes no chamado caso Cardinal, em que é acusado de forjar um suborno ao árbitro assistente José Cardinal, nomeado para um jogo entre o Sporting e o Marítimo em Abril de 2012. O ex-vice do Sporting vai responder por crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais, peculato, devassa por meio informático, acesso ilegítimo e de denúncia caluniosa agravada

joana.f.costa@sol.pt

Paulo Pereira Cristóvão: De segurança da PJ a dirigente do Sporting