Embaixador norte-americano esfaqueado na Coreia do Sul

O embaixador norte-americano da Coreia do Sul foi esfaqueado na cara, esta quinta-feira em Seul, por um homem que exigia a unificação das Coreias.

Embaixador norte-americano esfaqueado na Coreia do Sul

O ataque ocorreu num centro de artes performativas perto da embaixada, onde Mark Lippert ia dar uma palestra sobre as perspectivas de paz na península da Coreia.

O embaixador ficou com um corte de cerca de onze centímetros de comprimento e três de profundidade na cara. Teve de levar 80 pontos, mas o ferimento não afectou quaisquer nervos.

Lippert foi também esfaqueado no braço esquerdo, ferimento que afectou os nervos e tendões do braço. O estado de saúde é considerado estável e nenhuma das lesões causou danos permanentes.

Segundo testemunhas do incidente, o atacante terá gritado “A Coreia do Sul e a Coreia do Norte devem ser reunificadas” durante o ataque. As autoridades referiram que a faca teria cerca de 25 centímetros de comprimento.

Kim Ki-jong, de 55 anos, foi detido pela polícia e também se encontra hospitalizado por ter partido o tornozelo.

O homem é conhecido em Seul pelas suas acções violentas. Em 2010, Kim Ki-jong atirou um pedaço de betão ao embaixador japonês, tendo sido condenado a três anos de prisão com pena suspensa. Tentou ainda imolar-se, em Outubro de 2007, em frente ao edifício da Presidência da Coreia do Sul, exigindo às autoridades que investigassem uma alegada violação, no seu local de trabalho em 1988.

Lippert, de 42 anos, é embaixador na Coreia do Sul desde Outubro do ano passado. Deverá ficar internado no hospital nos próximos quatro dias. 

* com AP