Audi usa robôs para estacionar carros na fábrica

A fabricante de automóveis alemã Audi está a testar robôs para mudar carros entre a linha de produção, os armazéns e o centro de expedição. O sistema serve para “evitar que os funcionários andem grandes distâncias a pé”, afirma a marca em comunicado.

Audi usa robôs para estacionar carros na fábrica

Depois de experimentar braços robóticos sem gaiola, que garantem uma melhor simbiose com os funcionários humanos que trabalham ao pé; e de aplicar um sistema de exoesqueletos, que ajudam os trabalhadores a suportar melhor o peso das peças que movem ou montam, a Audi decidiu investir em máquinas de estacionamento de veículos.

Os dois robôs Ray – também já em uso há alguns meses no aeroporto de Düsseldorf num dos parques para clientes – estão a fazer o transporte de veículos Audi na fábrica de Ingolstadt. Mudam os carros da linha de produção para os estacionamentos da fábrica e depois daí, assim que uma determinada encomenda está concluída, para a zona de expedição ferroviária.

Em comunicado, a Audi explica que os robôs “permitem eliminar as longas distâncias percorridas a pé pelos funcionários”, garantindo também “um aumento significativo da eficiência dos processos de produção”.

Os robôs Ray conseguem levantar cuidadosamente os carros e prendê-los para o transporte. Têm um tamanho de ajuste automático, podendo movimentar viaturas até 5,3 metros de comprimento, o suficiente para abranger todos os modelos produzidos pela Audi.

emanuel.costa@sol.pt