Suspeito de violação morto por multidão em fúria

Um homem, suspeito de ter violado uma menina, foi morto por uma multidão, na quinta-feira, em Dimapur (Índia).

Suspeito de violação morto por multidão em fúria

Milhares de pessoas invadiram a prisão onde o suspeito estava detido. Syed Farid Khan, de 35 anos, oriundo do Bangladesh foi despido, espancado, apedrejado, amarrado a uma mota e arrastado, cerca de seis quilómetros, pelas ruas da cidade, refere o Independent.

O objectivo das pessoas que formaram este motim era enforcar o bengali, que não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer. Foi depois pendurado numa emblemática torre de relógio da cidade – onde era suposto ter sido enforcado – e vários homens à volta registaram o acontecimento em fotografias.

As autoridades tentaram dispersar a multidão com gás lacrimogéneo e balas de borracha, causando um morto e 20 feridos. Alguns dos manifestantes eram estudantes, que usavam o uniforme da escola.

Apesar de a polícia ter afirmado que não usou balas verdadeira, a vítima mortal, de 25 anos, apresentava dois ferimentos de bala no peito.

A tensão tem vindo a aumentar nos últimos dias, com vários protestos na cidade. Na quarta-feira, as autoridades proibiram a aglomeração de pessoas, mas essa ordem não foi respeitada. No dia seguinte, milhares de pessoas foram até à Câmara exigir a remoção dos vistos de trabalho de bengalis muçulmanos, antes de se deslocarem à prisão.

Nos últimos anos, tem-se assistido a vários protestos contra violações na Índia, mas este assassinato está também ligado à emigração de bengalis na região.