7 maneiras de voltar a apaixonar-se

Terminar um relacionamento, seja um divórcio ou um namoro, nunca é fácil. Especialmente numa primeira fase, em que estamos demasiado magoados e achamos que nunca mais teremos forças para voltar a procurar outra pessoa. Ou até que vamos acabar sozinhos, porque já não temos idade para voltar a namorar.

Deve evitar este género de atitude, por mais desanimado que esteja. Ninguém está a dizer para começar logo a procurar outra pessoa. No entanto, não pode estar eternamente sentado no sofá, a sentir pena de si mesmo. Arranje coragem e comece a olhar à sua volta, mas não o faça de qualquer maneira.

A psicóloga e psicanalista F. Diane Barth, fez uma selecção de sete dicas para voltar a apaixonar-se e encontrar o amor. Vai ver que o vão ajudar:

1. Seja honesto: Quando conhecer outra pessoa, procure ser quem é. Seja honesto quanto àquilo que aconteceu na sua vida. Isto não quer dizer que tenha de contar tudo, com todos os pormenores, logo no primeiro encontro. Partilhe aquilo que ache importante.

2. Esteja alegre: Estar num encontro com alguém que está sempre em baixo e que seja negativo é muito complicado. Por mais difícil que seja, faça um esforço para parecer optimista e animado: é bom para si e para a pessoa que está consigo. Se estiver de bom humor, a probabilidade de voltar a ter um segundo encontro é bem mais elevada.

3. Arrisque: A maioria das pessoas, depois do final de uma relação, tende a isolar-se. Contudo, deve esforçar-se para fazer exactamente o oposto. Por mais que não tenha vontade, faça algo diferente e anime a sua vida. Porque não começa aquelas aulas de dança de salão que sempre quis fazer? Que tal inscrever-se em aulas de ioga? Vai ver que se vai sentir melhor depois… E nunca se sabe quem pode conhecer nessas ocasiões.

4. Esteja aberto a novas experiências: Quando está a explorar “novas oportunidades”, a maioria tem a tendência a procurar alguém parecido com o ex. Pode estar a fazê-lo inconscientemente, mas isto acontece porque acha que não merece alguém melhor ou porque está a tentar corrigir os erros do relacionamento passado. Quando conhecer outra pessoa, veja bem se ela se parece, ou não, com o seu ex. Analise-o e analise-se a si próprio.

5. Cuide de si: Ainda que seja importante ser honesto e estar aberto a novas experiências, isso não quer dizer que deva ignorar o seu instinto. Não deixe de pensar se está a fazer o que é melhor para si, ou se a pessoa com quem anda a sair é a pessoas certa.

6. Não baixe a guarda: Mesmo que esteja magoado ou que se sinta “dormente”, não baixe a guarda. Ou seja, preste atenção àquilo que sente e cuide de si. Pense bem se a pessoa com quem anda a sair é alguém que o merece e que não o vai magoar.

7. Divirta-se: Sim, está numa fase complicada da sua vida, mas faça os possíveis para se divertir. E mesmo que não encontre alguém “especial”, não se esqueça que tem amigos e familiares com quem pode sair, fazer coisas diferentes e, quem sabe, conhecer novas pessoas. Só tem de dar uma oportunidade a si mesmo.