4 maneiras de se tornar ‘à prova de divórcio’

Grande parte dos casamentos, hoje em dia, terminam em divórcio. Apesar dos motivos variarem de casal para casal, há coisas que pode fazer ainda em solteiro, ou até quando ainda está na fase do namoro, para se tornar menos vulnerável a um divórcio.

Scott Stanley, professor na Universidade de Denver, apresenta-lhe dicas que podem ajudá-lo a prevenir que um casamento acabe em divórcio. Tudo aquilo que pode fazer antes de colocarem um anel no seu dedo:

1. Vá devagar: Não se precipite no casamento. Conheça bem a pessoa antes de sequer pensar dar o nó. Os seus defeitos, manias, observe como é que ele lida com o stress, analise a maneira como discute consigo e perceba se têm os mesmos objectivos de vida antes de dar o grande passo.

2. Fique atento aos sinais: Se começa a ver sinais de controlo ou, até mesmo, abuso, não pense que isso acaba por passar com o tempo. Peça conselhos a familiares e amigos e exponha as suas dúvidas antes de pensar em casar com essa pessoa.

3. Escolha alguém com os mesmos valores que os seus: Evite apaixonar-se por alguém que não tem os mesmos objectivos e valores que os seus. Procure esclarecer os valores da pessoa com quem quer estar antes de se envolver demasiado e que seja tarde demais. Todos sabemos que, nos primeiros tempos, as pessoas ficam “cegas” com a paixão. Mas tente ser o mais racional possível.

4. Escolha alguém que se dedique: Procure um parceiro que tenha a certeza que vai fazer tudo por si, tal como faria tudo por ele. A partir do momento em que achar que não recebe nada “do outro lado” e que é você a dar, o melhor é largar essa pessoa antes de dar um passo mais importante.

Para saber mais sobre as teorias de Scott Stanley, consulte o artigo aqui