A maternidade na era 2.0

A conversa com Joana Paixão Brás e Joana Gama começa à mesa, a beber um chá, numa sala arrumada e com as suas filhas impecavelmente vestidas, cada uma com um bonito laço na cabeça. Mas nem 20 minutos decorreram e Joana Gama está no chão, a entreter Irene – que assim que pôde tirou o laço…

A maternidade na era 2.0

Ao fim de uma hora de entrevista, Joana Paixão Brás tem de dar o almoço a Isabel, que se diverte a atirar brinquedos para o chão. Ao mesmo tempo que responde às perguntas, Joana Gama põe Irene às suas cavalitas, mais precisamente pendurada em cima da sua cabeça. Quanto à sala, tornou-se difícil circular sem pisar os brinquedos das meninas, os sapatos que entretanto já descalçaram ou as migalhas de bolacha que as mães lhes deram para as tentar acalmar.

Mas nada disso parece atrapalhar ou alterar o espírito calmo destas mulheres de 28 anos que, em Março de 2014, abraçaram um dos maiores desafios das suas vidas, se não o maior: serem mães. Um  estado que decidiram partilhar através do blogue 'A Mãe é que sabe'.

A ideia surgiu pouco tempo depois de se terem conhecido num grupo fechado de Facebook, 'Mães de Março'. “Combinámos um lanche com algumas mães e foi assim que nos conhecemos pessoalmente. Mas acho que só começámos a falar uma semana depois desse café”, explica Joana Paixão Brás. “Apesar de sermos todas mães de Março, nem todas temos coisas em comum. A Joana e eu sentimo-nos mais identificadas uma com a outra e começámos a falar em privado”, acrescenta Joana Gama.

O  facto de terem a mesma idade, estarem a passar pela mesma fase da gravidez e serem do mesmo meio profissional – Joana Paixão Brás é editora de conteúdos na SIC e Joana Gama está actualmente de licença sem vencimento mas trabalha como radialista no grupo Renascença – também ajudou a que rapidamente se tornassem amigas.

“Recordo com muito carinho aquela noite em que o David [namorado de Joana Paixão Brás] foi sair com os amigos e o meu marido também e estávamos as duas sozinhas em casa, grávidas quase de nove meses, a fazer companhia uma à outra até às 2h da manhã”, afirma a radialista.

Essas conversas em privado foram depois transportadas para um outro grupo privado de mães, com quem as Joanas mais se identificaram e foi aí que Joana Gama teve um clique. “Olhei para todas e pensei que podíamos escrever um blogue. Éramos cinco mães, completamente diferentes umas das outras, e daríamos uma perspectiva da maternidade muito interessante”.

O projecto ganhou vida a 10 de Novembro de 2014. Numa primeira fase contava com três mães, mas actualmente apenas as Joanas contribuem. Ali partilham o seu dia-a-dia da maternidade, através de textos, fotografias e vídeos, ilustrando o bom e o mau da experiência. Sem floreados, de uma forma despretensiosa e com muito sentido de humor.

“Sempre tivemos o intuito de ser ligeiras e fazer rir. Aliás, a primeira publicação  foi 'Como ser violentado por uma grávida' e a ideia era mostrar o que não dizer a uma grávida para não ser agredido”, recorda Joana Gama. Os seguidores – desde mães, pais, solteiros/as, casados/as, divorciados/as -, têm a possibilidade de comentar e até mesmo de colocar dúvidas e questões sobre o que foi escrito.

Os temas são os mais variados. Desde as horas mal dormidas à amamentação, chupetas, pediatras, sexo no período pós- gravidez, dúvidas sobre o que fazer e não fazer com as bebés, conselhos para outras mães, caricaturas de situações específicas pelas quais já passaram, entre tantos outros.

Entre os mais 'populares' estão uma ilustração feita por Sara-a-Dias sobre 'Antes e Depois de ser Mãe'; 'O Glossário de Roupas Betas', onde Joana Paixão Brás fez uma lista de roupas para bebés; e uma publicação sobre se se deve, ou não, beijar os bebés na boca – 'Beijar o filho na boca? Blergh!'.

'Antes e depois de ser mãe': uma ilustração de Sara-a-Dias para o blogue 'A Mãe é que sabe'

O blogue conta ainda com rubricas como 'A Mãe dá', onde as Joanas promovem produtos oferecidos por diversas marcas; 'Mães que tudo sabem', com entrevistas a caras conhecidas sobre a experiência da maternidade; 'Restaurantes onde ir com os filhos', com espaços onde levar as crianças; e ainda 'Afinal havia outra'. Nesta última, mães e pais têm a possibilidade de partilhar episódios da maternidade na primeira pessoa. “Aquilo que pretendemos também é criar um espaço na internet onde as mães possam partilhar ideias mas que não seja apenas um monólogo. É como se nós fôssemos amigas de todas e estivéssemos a contar o nosso dia-a-dia a toda a gente”, explica Joana Gama.

Alguns destes posts, porém, já causaram polémica entre as seguidoras. Um deles foi sobre amamentação, onde a radialista criticou as mães que optam por não dar de mamar aos seus filhos, assim como aquelas que desistem à primeira dificuldade.

Esse post foi alvo de várias críticas por parte de muitas mães, como explica Joana Paixão Brás.  “O objectivo do nosso blogue não é pôr as pessoas a chorar. Mas pelos vistos foi o que aconteceu com uma mãe, que se confrontou com a impossibilidade de dar de mamar apesar de se ter esforçado, e disse que parecia que nós estávamos a dizer que ela não era boa mãe”. 

Uma plataforma com horas e cabeça

Mas independentemente dos temas abordados, as verdadeiras protagonistas do 'A Mãe é que sabe' são Isabel e Irene. “São elas que nos motivam a escrever. Mas espero que, mais tarde, não se sintam exploradas”, afirma Joana Paixão Brás. E ambas as mães garantem não terem qualquer problema em colocar fotografias das filhas na internet, desde que não sejam divulgadas rotinas e localizações privadas, como morada ou creches. “Eu não consigo materializar os receios das outras mães. E se me dá prazer partilhar a minha filha, não vejo por que não”, acrescenta Joana Gama.

Além do cuidado que têm com o modo como abordam os temas, há todo um trabalho técnico que as Joanas não descuram. Apesar de ainda não lucrarem com o blogue, o principal objectivo é poderem viver dele, ainda que para já não equacionem abdicar das suas carreiras. Joana Paixão Brás até fez uma formação nesse sentido.

As bloggers colocam pelo menos três publicações por dia, a horas específicas e quando sabem que vão chegar a mais pessoas. “Fazemos um pseudo-marketing, mas com uma componente muito genuína. Sabemos, por exemplo, que aquilo que as pessoas vêem primeiro é sempre o título”, diz Joana Gama. Têm ainda uma página de Facebook com mais de sete mil seguidores, onde partilham as suas publicações.

Em Dezembro deste ano, 'A Mãe é que sabe' vai estar disponível em livro, pela editora Marcador. A estrutura final ainda não está definida, mas não se tratará apenas de uma reprodução das publicações do blogue.

Joana Gama já imagina voos ainda mais altos, com um programa de televisão das duas amigas a falarem sobre a maternidade. “E estou a falar a sério”, garante a radialista. Joana Paixão Brás é um pouco mais comedida: “Imagino-me a fazer dinheiro com o blogue”, garante a editora de conteúdos. “E com mais filhos”.

Cinco verdades sobre a maternidade:

1. O 'pipi' pode voltar ao mesmo

2. Nunca saberá que o seu bebé é feio

3. Pode acabar por ter um ataque  de riso no parto

4. Pode ter muita vontade de fazer amor durante a gravidez e a seguir ao parto

5. Vai sentir sempre uma espécie de culpa mesmo que esteja a fazer tudo bem

Não dê ouvidos quando lhe disserem…

1. 'Pegá-los ao colo torna-os  muito dependentes'

2. 'Tem de ensiná-lo a dormir a noite toda'

3. 'O seu leite é fraco'

4. 'Deixar chorar faz-lhes bem ao pulmão'

5. 'Ia jurar que ainda tinha um bebé na barriga!'

rita.porto@sol.pt