FC Porto à porta dos ‘quartos’

Agora o único representante do futebol português nas competições europeias, depois da eliminação do Sporting perante o Wolfsburgo, o FC Porto joga hoje o acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

O empate a um golo na Suíça dá vantagem aos 'dragões' para o duelo da segunda mão com o Basileia, na Invicta (19h45, TVI), numa altura em que Portugal tem já garantidas três vagas na Champions por mais uma temporada.

A França constituía a principal ameaça a este privilégio, mas nem o facto de ter dois clubes ainda em acção na Europa deixa em risco a posição de Portugal. O quinto lugar no ranking de clubes da UEFA está seguro mesmo que o Mónaco e o Paris Saint-Germain, os dois 'sobreviventes' franceses, cheguem à final da Champions. Sendo assim, os três primeiros classificados da próxima edição da 1.ª Liga estão garantidos na prova-rainha da época seguinte (o terceiro disputa uma pré-eliminatória), tal como tem acontecido nos últimos anos.

Além do FC Porto-Basileia, a segunda mão dos 'oitavos' da Champions reserva para esta semana o Chelsea-Paris Saint-Germain (1-1 no primeiro jogo) e o Bayern Munique-Shakhtar Donetsk (0-0), amanhã, e ainda o Real Madrid-Schalke 04 (2-0), hoje.

rui.antunes@sol.pt