Quem eram os atletas mortos no acidente de helicóptero?

A atleta olímpica de natação Camille Muffat, que levou para França a medalha de ouro nos 400 metros em 2012, deixou a modalidade para se concentrar na vida pessoal. O pugilista Alexis Vastine mantinha o sonho de ser campeão olímpico no Rio de Janeiro em 2016 depois de sair derrotado de duas participações. Florence Arthaud,…

Quem eram os atletas mortos no acidente de helicóptero?

A França acordou hoje em choque com a notícia destas três mortes . Os líderes políticos do país e as personalidades de destaque no mundo do Desporto expressaram a sua consternação e condolências em vários canais televisivos e nas redes sociais. “O Desporto francês está de luto” pode ler-se no site do diário desportivo L'Equipe por cima de uma fotografia da nadadora Camille Muffat com a sua medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

A bandeira olímpica ficará a meia haste durante três dias no Comité Internacional Olímpico. Já reagiram François Hollande, Michel Platini e o seleccionador nacional francês de râguebi, Philippe Saint-Andre. Mas se os franceses sabem bem quem são estes atletas, para o resto do mundo será preciso recordá-los.

Camille Muffat, nadadora, tinha 25 anos. Além do ouro, arrecadou uma medalha de prata e outra de bronze, em 2012. Deixou a modalidade há um ano e a sua agente e amiga conta que preferiu dedicar-se a projectos pessoais, dos quais fazia parte este programa televisivo filmado na Argentina. Dizia que tinha passado uma das melhores semanas na sua vida durante as filmagens naquele país.

 

Alexis Vastine era um dos pugilistas de maior destaque em França e ainda perseguia a medalha de ouro olímpica, pela qual iria lutar no Rio de Janeiro em 2016. Em 2008, nas Olimpíadas em Pequim ficou-se pela medalha de bronze, numa luta controversa, que considerou injusta. Quando foi anunciada a derrota neste combate, desfez-se em lágrimas. Chorou novamente nos Jogos em Londres quando mais uma vez perdeu o ouro por uma unha negra. O acidente na Argentina roubou-lhe a oportunidade de chegar áo lugar mais alto do pódio no ano que vem. Tinha 29 anos.

 

 

 

 

 

 

 

Florence Arthaud tinha 57 anos. Figura de destaque na vela, ficou célebre em 1990 ao bater o recorde na travessia transatlântica Route du Rhum, ficando conhecida como ‘a pequena noiva do Atlântico’. “Era uma lutadora”, recorda o velejador Jean-Luc Van Den Heede. “Na altura foi extraordinário porque não havia muitas mulheres na modalidade. Ela abriu o caminho a outras”.