Portugal é dos melhores países para estrangeiros gozarem a reforma

A vida dos pensionistas lusos não é fácil num Portugal anfitrião da troika. Mas o mesmo país pode parecer um Éden para os estrangeiros reformados.

Muitos dias soalheiros, um bom sistema de saúde, um custo de vida baixo e poucos impostos. É esta a combinação mágica eleita pela BBC para fazer a lista dos sete melhores locais para gozar a reforma.

Europa

Portugal ocupa a 12ª posição do ranking da Organização Mundial de Saúde (OMS) dos melhores sistemas de saúde do mundo, escreve a BBC, destacando também o preço dos imóveis que fica abaixo da média europeia.

O Estado oferece ainda benefícios fiscais para quem se estabelecer no país, exemplo disso é a isenção de impostos sobre rendimentos de pensão vindos do estrangeiro durante dez anos.

Outro país do velho continente a entrar na lista é, surpreendentemente, a França. O destino turístico número um do mundo. A surpresa deve-se ao facto de o custo de vida não ser baixo e dos impostos serem muitos. Recentemente foi criada uma taxa sobre a riqueza.

Por outro lado, o sistema de transportes francês é dos mais elogiados e existem descontos para séniores e o sistema nacional de saúde é mesmo o melhor do mundo. E nem tudo é caro no país, fora de Paris o preço dos imóveis é relativamente baixo, assim como os restaurantes.

Malta é um dos países mais pequenos do mundo, mas os seus 316 km2, com 400 mil habitantes, são mais do que suficientes para receber os reformados.

Um dos factores que mais atrai é o plano de reforma, ou seja os cidadãos da União Europeia que se tenham tornado residentes pagam apenas 15% do imposto sobre rendimentos. O seu serviço de saúde está em quinto no ranking da OMS.

Américas

Belize é uma escolha natural para cada vez mais norte-americanos, para isso contribui o facto de este ser o único país da América Latina que têm o inglês como língua oficial.

Praias de areia branca, florestas tropicais, ruínas mais e a maior barreira de corais do Hemisfério Ocidental são bons chamarizes para os reformados. Graças a um plano de incentivos que apresenta vantagens fiscais e isenções aos estrangeiros com mais de 45 anos e com um rendimento superior a 2 mil dólares

Outro dos paraísos para os reformados é o Panamá, o custo de vida na sua capital é um dos mais baixos de mundo, segundo a Economist Intelligence Unit. É possível pedir um visto de turista reformado que é válido até ao resto da vida.

As casas têm também preços acessíveis e o país é seguro, principalmente quando comparado com outras nações da América Central.

Ásia

A Tailândia é o segundo país mais barato do mundo, segundo a revista International Living. Casas de luxos com rendas a rondar os mil dólares e refeições por 1 ou 2 dólares atraem os reformados em busca do exótico.

No entanto, é melhor acrescentar ao orçamento o valor de um seguro de saúde, aconselha a BBC, explicando que os hospitais públicos deixam a desejar.

Imediatamente a seguir à Tailândia nos países mais baratos surge a Malásia. Este país asiático combina a agitação da capital, Kuala Lumpur, com praias tranquilas e florestas remotas. É também um dos maiores destinos do chamado ‘turismo médico’, tendo atraído mais de 700 mil pessoas em busca de tratamento de saúde em 2013, segundo o Conselho de Viagens Médicas da Malásia.

Os reformados que elejam a Malásia para viver também beneficiam de isenções fiscais e da ausência da burocracia habitual na compra de imóveis.