O apresentador britânico Jeremy Clarkson, conhecido pelo programa sobre automóveis Top Gear, foi suspenso pela BBC. O canal britânico confirmou que a decisão se deveu a uma discussão entre Clarkson e um produtor e que vai abrir uma investigação ao sucedido.

A BBC informou que o programa Top Gear não vai ser emitido no próximo domingo, mas garante que a suspensão decretada afecta apenas Jeremy Clarkson. O apresentador era conhecido pelos seus comentários ofensivos, muitas vezes racistas, ocasionalmente até no próprio programa.

Clarkson já tinha recebido um ‘ultimato’ em Maio do ano passado, depois de ter usado a palavra ‘nigger’ (preto) durante as gravações do popular programa de automóveis. O apresentador estava a cantar uns versos infantis que, na sua versão, terminavam em ‘apanha um preto pelo dedo’.

Na altura a BBC ter-lhe-á dito que seria despedido se voltasse a fazer um comentário racista “em qualquer lugar e em qualquer momento”. Não foi revelado o motivo desta discussão com o produtor do programa.

No episódio do próximo domingo, Clarkson, que é o apresentador principal do Top Gear desde 2002, deveria aparecer com os colegas James May e Richard Hammond a correr com automóveis clássicos numa pista. O convidado do programa seria o antigo futebolista Gary Lineker.

emanuel.costa@sol.pt