Exército ‘preparado para combater o terrorismo’

“O Exército português está preparado para combater o terrorismo dentro e fora do território nacional”, afirmou hoje ao SOL o chefe do Estado Maior, general Carlos Jerónimo.

Hoje, dois galegos suspeitos de terrorismo em Espanha foram detidos pelo SEF no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, quando tentavam embarcar num voo para a Venezuela.

“Temos pessoal preparado nas nossas forças de operações especiais para enfrentarmos eventuais ameaças terroristas”, salienta Carlos Jerónimo. “Somos um instrumento que, no caso de eventualmente a situação de ameaça piorar, entraremos em cooperação com as outras forças de segurança. Estão tipificadas na lei as situações que permitem a actuação das Forças Armadas Portuguesas no quadro interno e no quadro externo”, acrescentou.

Recorde-se que, em França e na Bélgica, depois dos ataques que ali se verificaram no início do ano, as Forças Armadas estão a patrulhar as ruas, em complemento com as forças policiais.

O chefe de Estado Maior do Exército ao SOL em Braga, no fim da cerimónia de investidura dos estandartes nacionais às forças do Regimento de Cavalaria 6 que entre Março e Abril deste mês partirão para o Kosovo e a Lituânia, em missões da NATO.