Qual o melhor dia para abastecer o depósito de combustível?

O Banco Best analisou a evolução do preço médio dos combustíveis praticados em Portugal Continental desde 2014, com base nos dados disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e identificou o melhor dia para abastecer o depósito do seu automóvel.

“Escolher o dia certo da semana para abastecer o seu automóvel poderá proporcionar-lhe algumas poupanças adicionais”, explica o banco de investimento num ‘research’ hoje publicado. 

Segundo os especialistas do sector, “há um desfasamento médio de cerca de 15 dias entre a queda do preço do brent e o seu respectivo reflexo no valor do produto final”.

Assim, no caso de estar atento aos dias da semana e à evolução dos preços do "ouro negro" nos mercados internacionais poderá poupar algum dinheiro extra nas suas despesas com combustível.

Mas qual é afinal o dia mais adequado? Para os condutores com veículos a gasóleo ou para os que abastecem com gasolina 95, o melhor dia para se deslocar à bomba é o sábado. 

No caso de abastecer com gasolina 98, aí o melhor dia é à quarta-feira.

Na sua análise, o Banco Best constatou que os preços registaram, em média, as maiores subidas às segundas-feiras e quintas-feiras e as maiores descidas aos sábados.

Assim, ao sábado, os preços do gasóleo registaram, em média, uma descida de 0,36% face aos valores de sexta-feira, o mesmo acontecendo nos preços da gasolina 95. 

Por sua vez, na gasolina 98 os preços registaram recuos mais expressivos às terças-feiras e aos sábados. Contudo, o preço médio foi inferior às quartas-feiras.

“Por sua vez, em termos de subida de preços, os maiores incrementos ocorreram à segunda-feira e à quinta-feira. A subida média do preço do gasóleo às segundas-feiras foi de 0,28%, enquanto a gasolina 95, que foi a que mais subiu face ao dia anterior, registou um aumento médio de 0,31%.”

Considerando o ajuste semanal por parte das gasolineiras, à segunda-feira registou-se a maior amplitude de variação dos preços dos combustíveis em torno dos valores médios.

Tome nota das conclusões do Banco Best:

– Abastecer gasóleo e gasolina 95 de preferência ao sábado;
– Abastecer gasolina 98 de preferência à quarta-feira;
– Se os preços do petróleo estão a subir, aproveite o fim de semana para abastecer o seu automóvel, e nestes casos, evite as segundas-feiras.

sandra.a.simoes@sol.pt